sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fausto / Alemanha 1926



TÍTULO: Fausto
TÍTULO ORIGINAL: Faust
PAÍS/ANO: Alemanha/1926
DURAÇÃO: 116 min.
GÊNERO: Terror, Fantasia
DIREÇÃO: F.W. Murnau
OBS: Mudo/P&B
ELENCO:
Emil Jannings
Gösta Ekman
Camilla Horn
Frida Richard
William Dieterle
Yvette Guilbert
Eric Barclay
Hanna Ralph
Werner Fuetterer



SINOPSE:


Deus e Satã lutam pelo domínio da Terra. Para isso, fazem uma aposta pela a alma de Fausto, um alquimista erudito e religioso. Quando este se revolta com a enorme quantidade de vítimas da peste bubônica, Satã envia Mefisto para tentá-lo, aproveitando-se de seu momento de fraqueza.

Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no médico, mágico e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do autor Goethe, produzido em duas partes, tendo sido escrito e reescrito ao longo de quase sessenta anos. A primeira parte - mais famosa - foi publicada em 1806 e a segunda, em 1832 - às vésperas da morte do autor.

Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fausto)



"Nos filmes de F.W. Murnau disponíveis em vídeo e em DVD no Brasil – Nosferatu, A Última Gargalhada, Tartufo, Fausto, Aurora e Tabu – apresenta-se o conflito entre natureza e civilização ou, mais precisamente, entre a busca pelo olhar inocente e o artificialismo que regula e que sustenta as relações dos homens em sociedade.

Tabu, último longa-metragem de Murnau (morto em acidente de carro, na semana anterior ao lançamento, aos 43 anos), co-dirigido por Robert J. Flaherty – e cuja produção, esmiuçada pelo documentário que acompanha a cópia em DVD da Magnus Opus, rompe com o sistema de estúdios vigente em Hollywood, o qual perdura inabalável até a década de 50 –, exemplifica com clareza as intenções do cineasta, posto que retrata a luta do jovem casal, em ilha paradisíaca no Taiti, contra a Lei que, de forma implacável, coloca-se entre eles. Assim, de um lado, há o amor – puro, virginal –, força transcendente pois verdadeira, já que se fundamenta nas emoções e nos sentimentos, de outro, existe o código que o reprime, uma vez que se baseia na ilusão, nos artifícios criados pela racionalidade humana para, através da interdição da mulher escolhida pelos deuses, manter a unidade cultural dos vários povoados dispersos pelas ilhas. É preciso reparar, de fato, que se trata de rito construído socialmente, embora naturalizado a fm de não o parecer, no qual a ira divina serve de justificativa para as regras elaboradas pela comunidade para controlar a si própria... "continue lendo.



IMAGENS:





TRAILER:




DOWNLOAD TORRENT + LEGENDA:


IMDB * YouTube(completo) * e-Pipoca * Amazon * 2001dvd

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

^