quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Caixa de Pandora / Alemanha 1928


TÍTULO: A Caixa de Pandora
TÍTULO ORIGINAL: Die Büchse der Pandora
PAÍS/ANO: Alemanha/1928
DURAÇÃO: 133 min.
GÊNERO: Drama
DIREÇÃO:
Georg Wilhelm Pabst
ROTEIRO:
Ladislaus Vajda
PRODUÇÃO: Heinz Landsmann e Seymour Nebenzal
OBS:
MUDO/P&B/Baseado em peças teatrais de Frank Wedekind
ELENCO:
Louise Brooks (Lulu)
Fritz Kortner (Peter Schön)
Francis Lederer (Alwa Schön)
Krafft-Raschig (Rodrigo Quast)
Carl Goetz (Schigolch)
Alice Roberts (Condessa Anna Geschwitz)
Daisy D'Ora (Charlotte Marie Adelaide)
Gustav Diessl (Jack, o estripador)
Michael von Newlinsky (Marquis Casti-Piani)
Sig Arno (Instrutor)



SINOPSE: O editor-chefe de um importante jornal, Peter Schön (Fritz Kortner), tem uma coquete, Lulu (Louise Brooks), como amante - um caso que está sendo cada vez mais comentado. Ele planeja se casar com a filha do ministro do interior, no entanto Lulu força uma situação que faz com que Peter se case com ela. O casamento dura apenas um dia, pois ele ficou com ciúme de seu filho, Alwa (Francis Lederer), que é bem próximo de Lulu, que o considera seu único amigo. Este ciúme acaba provocando uma briga entre Lulu e Peter. Ao brigarem pela posse da arma dele o revólver dispara e Peter morre. Ela é condenada a 5 anos de prisão, mas seus amigos dão um falso alarme de incêndio, provocando um tumulto, e assim ajudam Lulu a fugir do tribunal. Tentando deixar o país, ela é chantageada pelos "amigos", que ameaçam dizer para a polícia onde ela está. Lulu pode ser "comprada" por um "negociante" do Cairo e, para evitar isto, ela conta apenas com seu pai dela e Alwa.

- Georg Wilhelm Pabst quase contratou Marlene Dietrich para estrelar A Caixa de Pandora, apesar de sua preferência por Louise Brooks. Segundo o diretor, Dietrich estava em seu escritório esperando para assinar o contrato quando um funcionário da Paramount Pictures o informou que Brooks estava interessada na personagem.

- A condessa Anna Geschwitz é considerada por muitos historiadores como sendo a 1ª personagem lésbica do cinema.

- Segundo a biografia de Louise Brooks, "Lulu in Hollywood", a atriz Alice Roberts, intérprete de Anna Geschwitz, não sabia que sua personagem era lésbica até o início das filmagens. Segundo o livro a atriz inicialmente se recusara a interpretar que sua personagem se sentia atraída por Lulu, até que o diretor Georg Wilhelm Pabst a convenceu postando-se atrás das câmeras. Desta forma Roberts contracenava para o diretor, fazendo seus gestos como se fossem para ele ao invés de Lulu.

- As filmagens ocorreram entre 17 de outubro e 23 de novembro de 1928.

- Existe uma versão do filme com 110 minutos.


IMAGENS:






DOWNLOAD TORRENT:



0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template 'Neuronic' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

^